quinta-feira, 25 de março de 2010

Adaptação da história dos amores de Inês de Castro, em cena


Decidimos adulterar a história verídica do amor entre D. Inês de Castro e D. Pedro porque, sendo fãs incondicionais de amores idílicos, não poderíamos deixar uma história de amor como esta terminar de uma forma tão trágica. Resolvemos, por isso, deixar-nos levar pela magia do amor e dar um final feliz a esta tão linda história que, naquela época, não teria muito por onde ser salva, mas que, hoje em dia, poderia ter inúmeras soluções menos fatídicas.
E foi assim que encenámos o teatro, imaginado e escrito por nós, e com a participação de alguns amigos, na representação apresentada no nosso Agrupamento à comunidade escolar.


Teatro adaptado do Amor de D. Pedro e Inês de Castro

Personagens:

  • D.Pedro;
  • D. Inês de Castro;
  • D.Constança;
  • D.Afonso IV;
  • Figurantes (dançarinos e público).

(Introdução)

Tinha D. Afonso IV um filho, D. Pedro, rapaz alegre e destemido, que gostava muito de uma dama da rainha, chamada Inês de Castro.

Ora, o príncipe não podia casar com uma senhora qualquer, mas só com uma princesa de sangue real. Nesse tempo, assim o exigiam os usos e as normas da corte. Se Pedro não os cumprisse, não o deixariam talvez ser rei…

Acto I

1ª cena

(O cenário: jardim, com rosas… D. Pedro e D. Inês trocam juras de amor.)

D. Pedro: Desde o primeiro dia que te vi, não consegui esquecer-te… os teus olhos, a tua boca, os teus lindos cabelos esvoaçando ao vento...

D. Inês: Pára! Vais deixar -me envergonhada!

D. Pedro: Não digo mais que a verdade!

(Olham-se nos olhos.)

D. Inês: Mas sabes que o nosso amor nunca poderá resultar! E bem sabes que a tua esposa, mais tarde ou mais cedo, descobrirá.

D. Pedro: Ela nunca vai descobrir e, além do mais, o nosso amor é mais forte do que todos os contratempos que poderemos vir a ter!

D. Inês: E bem sabes que um desses contratempos é o teu pai!

D. Pedro: Espera… ouvi alguém… (silêncio) Alguém nos viu. Temos de sair já daqui.!!!

Tem uma boa noite, Inês.

D. Inês: Vou pensar em ti, meu amor. Tem uma boa noite.

ActoII

1ª cena

(Dentro do palácio)

(D. Constança e D. Afonso IV, visivelmente contrariados.)

D. Constança: D. Pedro estava no jardim com Inês!!! Não sei o que viu nela! É bela, sim, mas não tem sangue real ...nem tão pouco classe! Tem que me ajudar!!!

D. Afonso IV: Já tentei de tudo, minha filha! Já ameacei Pedro…já lhe disse que não subiria ao trono, mas não adiantou. Respondeu-me que exigia a anulação do casamento!

D. Constança: O quê?! Isso não pode acontecer! (furiosa)

D. Afonso IV: Não deveria acontecer…mas pode, minha querida Constança, se a Igreja concordar. (cabisbaixo)

2ª Cena

(Sai D.Afonso IV e entra D.Pedro.)

D. Pedro: Querida Constança, desculpai-me…sei que estais a sofrer, mas não consigo travar este amor que sinto por Inês!

D.Constança: Meu príncipe…não me abandoneis! (chora). Trago no meu ventre um filho vosso!

D.Pedro: Constança…minha doce e querida Constança, o que seria desse filho se crescesse a saber deste amor que não consigo vencer? Ajudai-me…não torneis as coisas mais difíceis do que já estão. O Bispo anulará o nosso casamento…Assim terá que ser.


3ª Cena

(Sai D.Constança, desolada e cabisbaixa, e entra Inês.)

D. Pedro: Inês, meu amor…estavas aí?

D. Inês: Pedro…meu herói, meu príncipe, sem ti nada sou...mas valerá a pena este sofrimento que causamos a todos?!

D. Pedro: O meu pai acabará por ceder…Constança regressará a Castela…A Igreja está do nosso lado!

D.Inês: Ai, meu querido amor…quanto eu gostava de acreditar nas tuas palavras! (suspira)

(Inês e Pedro abraçam-se.)

(Dançam e olham-se, apaixonados.)

4ª cena

D. Afonso IV: (Dava voltas pensando e dirigindo-se ao público.) Acham que devo deixá-los casar?

Público: simmmm...

D. Afonso IV: Não sei…

5ª Cena

(Sai D.Afonso. Entram Inês e Constança, a discutir.)

D. Constança: Se não fosses tu, ele teria prestado atenção ao casamento, mas tinhas de estragar tudo com esse romancezinho secreto!

D. Inês: Agora a culpa é minha?! Tu é que aceitaste casar com ele! Ele nunca te amou, nem tu a ele! Isso era uma fixação! Eu sei que até engravidaste para que ele te prestasse atenção!

D. Constança: Os meus filhos não são para aqui chamados! E tu também não amas o Pedro, só estás com ele por interesse!

D. Inês: O meu amor pelo Pedro também não é aqui questionado! Mas, sim, amo-o muito!

D. Constança: A ele e à ideia de vires a tornar-te rainha! É tudo o que sempre quiseste! (Em voz baixa, a dirigir-se ao público.)

III Acto

Meses depois, a Igreja anula o casamento de Constança e D.Pedro.

(No jardim.)

1ª cena

D.Pedro: Inês, Inês…minha futura rainha! Conseguimos! Já nada pode impedir este amor que nos une! O meu casamento com Constança foi dissolvido…

D.Inês: Ó meu príncipe! És tudo o que eu sempre sonhei….

(Dançam Inês de Castro, D.Pedro e um grupo.)

Cristina, Joana, Marisa 9ºC



6 comentários:

  1. Muitos Parabéns!!!

    A peça está fantástica!!! Mas gostei ainda mais de vê-la em palco!
    Vocês têm muito jeito… estou impressionada.
    Espero que continuem a fazer o trabalho que fizeram até agora.

    Beijos

    Rafaela

    ResponderEliminar
  2. oLá... Gostei muito de me ver a dançar no teatro... E vocês estão magnificas!!!!

    Foram uns meses difíceis, cheios de ensaios mas valeram a pena, o resultado ficou simplesmente lindo!! Agora é só esperar para ver se ganham….
    Esperemos que simmmm….

    Vanessa Couto;-)

    ResponderEliminar
  3. O trabalho e a dedicação sempre compensam! O resultado está à vista de todos e podem orgulhar-se da vossa estreia(para quase todos) em palco. È incrívil, não è? Não parecem principiantes e depois deste "adoçar de boca" espero que não fiquem por aqui. Têm pernas para andar ...e encantar!

    Beijinhos a todos,

    Filomena Mateus

    ResponderEliminar
  4. É verdade, Filomena...tratava-se de iniciantes nesta grande área que é a representação. Estão de parabéns, sim, mas tu também. Sem ti nada disto teria sido possível. Muito obrigada.
    bji gde
    Prof.Estela

    ResponderEliminar
  5. Pena não terem arranjado um final feliz também para a D. Constança... Mete-me muita pena a sua pessoa. Os amores adúlteros metem-me impressão.

    Mas parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Oláá..

    Ficou mesmo giro o teatro.. Gostei muito de participar nele, e fica-mos todas muito giras..

    E valeu apena porque VENCEMOS... 1ªLugar..

    Beijinhos*

    Cátia Barbosa :D

    ResponderEliminar